Página do facebook:


MOVA SP

Conhece alguém que parou de estudar e decidiu retornar aos estudos? Ou alguém que nunca teve a oportunidade de frequentar uma escola?

Venha conhecer o MOVA-SP (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) na Sociedade Santos Mártires!

 

Contextualização

A educação é um dos principais eixos de atuação da Sociedade Santos Mártires. Segundo o IBGE, em 2010, o Jardim Ângela apresentava uma taxa de 5,6% de analfabetismo[1], sendo o quinto pior índice de analfabetismo, dentre os 97 distritos analisados. A fim de reverter essa situação, foi iniciado em 1985 um trabalho voluntário de alfabetização de jovens e adultos, com aulas diárias nas comunidades.

 

No início da década de 90, através da mobilização da população, a Prefeitura Municipal de São Paulo criou o Programa MOVA-SP, para mudar o cenário de altas taxas de analfabetismo.

Passou por várias configurações até se tornar política pública.  No início era intitulado como MOBRAL , depois passou longos anos sem investimento mas em 2004 se torna lei. Atualmente, o programa é conveniado com  a Secretaria de Educação da Prefeitura e tem tidos grandes investimentos.

 

O programa tem como objetivos não apenas a alfabetização, mas também o resgate da auto estima e da cidadania de cada pessoa que decide voltar a estudar. A educação deve ser vista como um direito de todo cidadão, devendo incluir a todos. Por isso, cada educando do Mova deve ser respeitado e estimulado nos seus estudos.

 

Funcionamento

De 2ª a 5ª, acontecem aulas de duas horas e meia em seis diferentes núcleos da região, sendo eles localizados nos seguintes bairros:

  • Alto da Riviera (R. Soares Souza Júnior, 2725)
  • Jardim Ângela (R. Marcelino Coelho, 284)
  • Jardim Nakamura (R. Valentin Correia Paes, 26)
  • Parque Independência (Endereço??)
  • Jardim Santa Lúcia (Rua Francisco Mayer Júnior, 98)
  • Jardim Sônia Regina (Rua Luiz Baldinato, 09)

 

O número mínimo de educandos por sala de aula é 20.

 

Durante o período de aula, são desenvolvidos conhecimentos de Língua Portuguesa/Alfabetização, Expressão oral e escrita, Matemática, Ciências, História e Geografia.

 

Ainda, acontecem atividades fora da sala de aula, como Fóruns Sociais, passeios, jantares comunitários, festas de culturas, Semana da Alfabetização e Fórum Mova-SP. Essas atividades têm como objetivo conscientizar os educandos sobre movimentos regionais e nacionais sobre diferentes situações do dia-a-dia.

 

E depois do Mova?

Um dos objetivos do Mova é incentivar os educandos para testes avaliativos públicos, para futura inclusão no EJA (Educação de Jovens e Adultos), começando seus estudos no ensino fundamental da rede pública. A cada seis meses, cerca de 20% dos alunos continuam seus estudos a partir da 5ª série do ensino fundamental da rede pública.

 

 


Copyright © Sociedade Santos Mártires 2017 Desenvolvido por WebConta