SAICA - Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes

O SAICA é um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes que estão em situação de: medida de proteção, de risco pessoal ou social, abandono, abuso e exploração sexual, ameaça de morte, situação de rua ou cujas famílias se encontram impossibilitadas de manter os cuidados e proteção a eles.

O Serviço consisti em uma casa na qual residem cerca de 20 crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos e 11 meses de idade, garantindo a eles proteção em tempo integral com funcionamento 24 horas.

Dia a dia

Os atendidos levam uma vida normal na casa, frequentando a escola, centros da juventude e da criança, atendimentos especiais em outras entidades, cuidados com a saúde e bem estar, entre outros. Para isso os SAICAs contam com a presença de 1 gerente, 1 Assistente Social, 1 Psicólogo, 10 orientadores sócio-educativos, 2 cozinheiras e 3 agentes operacionais.

Encaminhamentos

As crianças e adolescentes são encaminhados para os SAICAs através da Vara da Infância e Juventude, pelo CREAS – Centro de referência Especializado da Assistência Social ou pelo Conselho Tutelar. Os SAICAs são conveniados com a SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo.

 

Os atendidos são acompanhados pela Vara da Infância que dependendo das circunstâncias e de toda uma avaliação técnica determinam a reintegração da criança a família ou a destituição do Poder familiar e a criança vai para a adoção ou a autonomia do adolescente.

Convênios

Na Sociedade Santos Mártires existe dois convênios com a SMADS deste tipo de Serviço, sendo eles o Casa Girassol e o  Casa Raio de Sol.